sábado, 10 de setembro de 2011

Como fazer o motor de uma cb parte 8


Montagem do Comando e do Balancim
Instala-se no cabeçote o eixo de comando (que, como se pode ver, é montado com as engrenagens no meio que receberá a corrente da distribuição).
Agora é necessário, ajustar a corrente da distribuição no eixo de comando, realizar o que se chama acertar o ponto.
image001b.jpg (535×405)
Certamente, o eixo de comando deve girar ao mesmo tempo que o virabrequim (que usa a movimentação realizada pela corrente), mas não tem posicionamento "aleatório".
Certamente, quando o virabrequim está em posição que corresponde ao ponto inoperante a elevação do pistão (PMS – Ponto Morto Superior), que é o ponto onde o pistão está na parte superior do cilindro, é necessário por exemplo que as válvulas estejam fechadas de modo que a explosão seja realizada. O eixo de comando deve assim ter uma posição particular de modo que o comando não pressione os braços do balancim e assim não abram as válvulas.
Para realizar este acerto, começa-se pondo os pistões no PMS girando o rotor até pôr o entalhe sobre o cárter com uma marca de referência "T" sobre o rotor.
image002b.jpg (535×405)
Certifica-se então de que o eixo de comando tem suas duas marcas de referência perfeitamente horizontais (estas duas marcas de referência são marcas horizontais colocadas nas engrenagens em cada lado da linha central):
image001b.jpg (535×405)
Por último é verificado se todas as marcas de referência estão bem posicionadas:
image003b.jpg (535×405)
Então finalmente se coloca a corrente da distribuição no eixo de comando:
image004b.jpg (535×405)
Verifica-se, mais uma vez se as marcas de referência não se moveram durante a operação:
image005b.jpg (535×405)
Agora se ajustará os balancins:
image006b.jpg (535×405)
Vide descrição anterior.
image007b.jpg (535×405)
Posicionado aqui no cabeçote, mantendo o eixo de comando em sua carcaça, e posicionando os braços em contato com as pontas das válvulas em um lado, e com o eixo de comando no outro.
Deve-se notar que a montagem dos parafusos que prendem ao mesmo tempo os balancins, o cabeçote e o cilindro, deve ser realizada na cruz e nas diversas maneiras, usando um torquímetro para apertar uniformemente os parafusos com o mesmo torque.
image008b.jpg (535×405)
Agora que balancins estão no lugar, é necessário regular o jogo entre os braços e as pontas das válvulas.
Ajusta-se o jogo usando espaçadores (no exemplo abaixo de uma preensão de 0,1 milímetros para o jogo de uma válvula de entrada), e apertando ou soltando o parafuso colocado no braço para ajustar o desgaste.
image009b.jpg (535×405)


3 comentários:

  1. olá, tudo bem? Meu pai é mecânico, mas está com problemas com uma moto CB 450, assim como seu artigo se refere, ele montou o entalhe sobre a marca de referência "T" sobre o rotor. O motor funciona, o único problema que ele apresenta é que esquenta fora do normal. Por gentileza, saberias informar o moitvo de isso estar acontecendo? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde sabe me dizer cm ligar o estator da cbr 450 no cdi da cb 400 pois o cdi tem várias corres eo eatador da cbr não tem as cor pois os fios são cm um tipo de cordinha por fora

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde sabe me dizer cm ligar o estator da cbr 450 no cdi da cb 400 pois o cdi tem várias corres eo eatador da cbr não tem as cor pois os fios são cm um tipo de cordinha por fora

    ResponderExcluir