Montagem do Comando e do Balancim
Instala-se no cabeçote o eixo de comando (que, como se pode ver, é montado com as engrenagens no meio que receberá a corrente da distribuição).
Agora é necessário, ajustar a corrente da distribuição no eixo de comando, realizar o que se chama acertar o ponto.
Agora é necessário, ajustar a corrente da distribuição no eixo de comando, realizar o que se chama acertar o ponto.
Certamente, o eixo de comando deve girar ao mesmo tempo que o virabrequim (que usa a movimentação realizada pela corrente), mas não tem posicionamento "aleatório".
Certamente, quando o virabrequim está em posição que corresponde ao ponto inoperante a elevação do pistão (PMS – Ponto Morto Superior), que é o ponto onde o pistão está na parte superior do cilindro, é necessário por exemplo que as válvulas estejam fechadas de modo que a explosão seja realizada. O eixo de comando deve assim ter uma posição particular de modo que o comando não pressione os braços do balancim e assim não abram as válvulas.
Para realizar este acerto, começa-se pondo os pistões no PMS girando o rotor até pôr o entalhe sobre o cárter com uma marca de referência "T" sobre o rotor.
Certamente, quando o virabrequim está em posição que corresponde ao ponto inoperante a elevação do pistão (PMS – Ponto Morto Superior), que é o ponto onde o pistão está na parte superior do cilindro, é necessário por exemplo que as válvulas estejam fechadas de modo que a explosão seja realizada. O eixo de comando deve assim ter uma posição particular de modo que o comando não pressione os braços do balancim e assim não abram as válvulas.
Para realizar este acerto, começa-se pondo os pistões no PMS girando o rotor até pôr o entalhe sobre o cárter com uma marca de referência "T" sobre o rotor.
Certifica-se então de que o eixo de comando tem suas duas marcas de referência perfeitamente horizontais (estas duas marcas de referência são marcas horizontais colocadas nas engrenagens em cada lado da linha central):
Por último é verificado se todas as marcas de referência estão bem posicionadas:
Então finalmente se coloca a corrente da distribuição no eixo de comando:
Verifica-se, mais uma vez se as marcas de referência não se moveram durante a operação:
Agora se ajustará os balancins:
Vide descrição anterior.
Posicionado aqui no cabeçote, mantendo o eixo de comando em sua carcaça, e posicionando os braços em contato com as pontas das válvulas em um lado, e com o eixo de comando no outro.
Deve-se notar que a montagem dos parafusos que prendem ao mesmo tempo os balancins, o cabeçote e o cilindro, deve ser realizada na cruz e nas diversas maneiras, usando um torquímetro para apertar uniformemente os parafusos com o mesmo torque.
Deve-se notar que a montagem dos parafusos que prendem ao mesmo tempo os balancins, o cabeçote e o cilindro, deve ser realizada na cruz e nas diversas maneiras, usando um torquímetro para apertar uniformemente os parafusos com o mesmo torque.
Agora que balancins estão no lugar, é necessário regular o jogo entre os braços e as pontas das válvulas.
Ajusta-se o jogo usando espaçadores (no exemplo abaixo de uma preensão de 0,1 milímetros para o jogo de uma válvula de entrada), e apertando ou soltando o parafuso colocado no braço para ajustar o desgaste.
Ajusta-se o jogo usando espaçadores (no exemplo abaixo de uma preensão de 0,1 milímetros para o jogo de uma válvula de entrada), e apertando ou soltando o parafuso colocado no braço para ajustar o desgaste.
olá, tudo bem? Meu pai é mecânico, mas está com problemas com uma moto CB 450, assim como seu artigo se refere, ele montou o entalhe sobre a marca de referência "T" sobre o rotor. O motor funciona, o único problema que ele apresenta é que esquenta fora do normal. Por gentileza, saberias informar o moitvo de isso estar acontecendo? desde já agradeço.
ResponderExcluirBoa tarde sabe me dizer cm ligar o estator da cbr 450 no cdi da cb 400 pois o cdi tem várias corres eo eatador da cbr não tem as cor pois os fios são cm um tipo de cordinha por fora
ResponderExcluirBoa tarde sabe me dizer cm ligar o estator da cbr 450 no cdi da cb 400 pois o cdi tem várias corres eo eatador da cbr não tem as cor pois os fios são cm um tipo de cordinha por fora
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