sábado, 10 de setembro de 2011

Como fazer o motor de uma cb parte 8


Montagem do Comando e do Balancim
Instala-se no cabeçote o eixo de comando (que, como se pode ver, é montado com as engrenagens no meio que receberá a corrente da distribuição).
Agora é necessário, ajustar a corrente da distribuição no eixo de comando, realizar o que se chama acertar o ponto.
image001b.jpg (535×405)
Certamente, o eixo de comando deve girar ao mesmo tempo que o virabrequim (que usa a movimentação realizada pela corrente), mas não tem posicionamento "aleatório".
Certamente, quando o virabrequim está em posição que corresponde ao ponto inoperante a elevação do pistão (PMS – Ponto Morto Superior), que é o ponto onde o pistão está na parte superior do cilindro, é necessário por exemplo que as válvulas estejam fechadas de modo que a explosão seja realizada. O eixo de comando deve assim ter uma posição particular de modo que o comando não pressione os braços do balancim e assim não abram as válvulas.
Para realizar este acerto, começa-se pondo os pistões no PMS girando o rotor até pôr o entalhe sobre o cárter com uma marca de referência "T" sobre o rotor.
image002b.jpg (535×405)
Certifica-se então de que o eixo de comando tem suas duas marcas de referência perfeitamente horizontais (estas duas marcas de referência são marcas horizontais colocadas nas engrenagens em cada lado da linha central):
image001b.jpg (535×405)
Por último é verificado se todas as marcas de referência estão bem posicionadas:
image003b.jpg (535×405)
Então finalmente se coloca a corrente da distribuição no eixo de comando:
image004b.jpg (535×405)
Verifica-se, mais uma vez se as marcas de referência não se moveram durante a operação:
image005b.jpg (535×405)
Agora se ajustará os balancins:
image006b.jpg (535×405)
Vide descrição anterior.
image007b.jpg (535×405)
Posicionado aqui no cabeçote, mantendo o eixo de comando em sua carcaça, e posicionando os braços em contato com as pontas das válvulas em um lado, e com o eixo de comando no outro.
Deve-se notar que a montagem dos parafusos que prendem ao mesmo tempo os balancins, o cabeçote e o cilindro, deve ser realizada na cruz e nas diversas maneiras, usando um torquímetro para apertar uniformemente os parafusos com o mesmo torque.
image008b.jpg (535×405)
Agora que balancins estão no lugar, é necessário regular o jogo entre os braços e as pontas das válvulas.
Ajusta-se o jogo usando espaçadores (no exemplo abaixo de uma preensão de 0,1 milímetros para o jogo de uma válvula de entrada), e apertando ou soltando o parafuso colocado no braço para ajustar o desgaste.
image009b.jpg (535×405)


Um comentário:

  1. olá, tudo bem? Meu pai é mecânico, mas está com problemas com uma moto CB 450, assim como seu artigo se refere, ele montou o entalhe sobre a marca de referência "T" sobre o rotor. O motor funciona, o único problema que ele apresenta é que esquenta fora do normal. Por gentileza, saberias informar o moitvo de isso estar acontecendo? desde já agradeço.

    ResponderExcluir